A biodiversidade dos fungos
3 minutos
Fungos
A diversidade de fungos é imensa e ainda não totalmente conhecida pela ciência. São inúmeras espécies e variedades que desempenham papéis importantes em diversos ecossistemas, desde decompositores de matéria orgânica até simbiontes de plantas e animais.
Uma revisão da literatura científica revelou uma grande variedade de fungos com potencial de aplicação na agricultura. Dentre as espécies citadas nos artigos encontrados, destacam-se aquelas capazes de controlar doenças de plantas, promover o crescimento das raízes, fixar nitrogênio, aumentar a resistência das plantas a estresses abióticos, produzir compostos bioativos e decompor resíduos agrícolas.
🧪Os estudos indicam que a diversidade de fungos conhecida pela ciência é apenas a ponta do iceberg e que ainda há muitas espécies a serem descobertas e exploradas em benefício da agricultura.
🧫As possibilidades de aplicação dos fungos incluem a produção de biofertilizantes, o controle biológico de pragas e doenças, a remediação de solos contaminados, a produção de biocombustíveis e a síntese de compostos bioativos para uso na indústria farmacêutica e alimentícia.
Ainda há muito a ser explorado nessa área de pesquisa, que pode contribuir significativamente para a sustentabilidade aliada a produtividade agrícola e quando pensamos em bioinsumos para agricultura, estamos somente engatinhando!
Referências:
Creditos da imagem: László Nagy Laboratory
Ma et al. (2021). Fungal endophytes as potential biocontrol agents for agriculture: A review. Biological Control, 158, 104598.
Mukherjee et al. (2016). Fungal diversity and plant-microbe interactions. Springer.