Microrganismos
Fatores do clima e atividades humanas resultam em estresses ambientais para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Microrganismos associados às plantas, especialmente os associados às raízes, desempenham papéis importantes na adaptação ao ambiente estressante.
A compreensão do metaboloma da raiz pode ser uma abordagem eficaz para se conseguir modular a microbiota associada nesta região da planta.
A produção de metabólitos secundários é uma característica importante da adaptação das plantas.
As plantas podem produzir metabólitos secundários que atuam como moléculas de defesa inibindo patógenos, afastando insetos ou ligando íons metálicos para melhorar a absorção de nutrientes.
Os metabólitos secundários produzidos pelas plantas podem recrutar microrganismos benéficos para facilitar o crescimento e a aquisição de nutrientes.
Acredito que a modulação desta microbiota provavelmente possa ser estimulada com a inserção de metabólitos chaves no sistema agrícola de forma exógena. Em breve mataremos esta curiosidade!
Estes insights podem ser visualizados no “mapa” metabólico ilustrado na figura deste post.
📷Crédito da imagem e referência: Hong, Y., Zhou, Q., Hao, Y. and Huang, A.C. (2022), Crafting the plant root metabolome for improved microbe-assisted stress resilience. New Phytol, 234: 1945-1950.